A BorgWarner, tradicional fornecedor automotivo global, anunciou a primeira parceria para fornecimento do módulo integrado (iDM) de veículos elétricos na China. O acordo firmado com a montadora Li Auto representa um passo importante nos negócios da empresa ao ampliar sua atuação no maior mercado de veículos elétricos do mundo.
Conforme o anúncio, o BorgWarner irá fornecer à Li Auto o seu módulo de propulsão integrado avançado (iDM220) para os veículos elétricos da empresa. Trata-se do primeiro negócio com o iDM na China, que será instalado em duas das linhas de produção de modelos da Li Auto, incluindo o veículo elétrico L8 e L9 (REEV).
"Estamos muito satisfeitos em iniciar nossa primeira produção de iDM na China e ganhar esta oportunidade de expandir nossa parceria com a Li Auto", disse Dr. Stefan Demmerle, Presidente e Gerente Geral da BorgWarner PowerDrive Systems.
"O iDM220 da BorgWarner foi projetado para atender às necessidades de diversas adaptações de instalação, fornecendo uma arquitetura escalável e modular, e espera-se que alimente soluções de mobilidade inteligentes, eficientes e confiáveis para nossos clientes. Estamos ansiosos para ajudar a Li Auto a liberar suas futuras capacidades de sustentabilidade, contribuindo com soluções de eletrificação líderes do setor."
O iDM220 da BorgWarner é um módulo de acionamento elétrico altamente integrado operando a 400V que é capaz de fornecer mais de 200 kW (272 cv) de potência máxima e cerca de 4500 Nm de torque máximo de pico.
O módulo incorpora um motor elétrico que tem um estator compacto com um diâmetro externo de 220 mm, bem como uma caixa de engrenagens fora do eixo integrada e um inversor à base de silício de 400V, reduzindo significativamente o peso e o tamanho de todo o conjunto.
Todos os subsistemas usados no iDM fazem parte do portfólio de tecnologia da BorgWarner e estão disponíveis como um módulo totalmente integrado ou como soluções autônomas para os modelos New Energy Vehicles (NEV).
O iDM é produzido na fábrica da BorgWarner Wuhan, China, usando inversores da fábrica da BorgWarner Suzhou. Além disso, a fábrica da BorgWarner em Tianjin, também na China fornece indiretamente o motor de tração e o motor gerador para o eixo dianteiro para os modelos L7, L8 e L9 da Li Auto.
Ampliando sua presença global, a BorgWarner também está avançando com projetos voltados para a mobilidade elétrica no Brasil. Por aqui, a empresa instalou recentemente uma linha de montagem para baterias de ônibus e caminhões elétricos em Piracicaba, no interior de São Paulo.
Para o nosso mercado, a empresa enxerga que ônibus e comerciais leves devem puxar eletrificação: aumento de 400% na frota eletrificada até 2025 e representando 11% do total em 2030, o que é expressivo diante dos baixos números de participação atuais.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Stellantis: plataforma para SUVs e picapes com até 1.100 km de alcance
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos